Não se trata de uma “miniaturização” do texto, mas uma síntese fiel das idéias do autor. Alguns grifam demais, outros praticamente nada, e outros ainda de modo impróprio. Freqüentemente encontramos capítulos inteiros onde a maior parte do material está grifada; o grifo feito com exagero perde muito do seu valor potencial. Em muitas situações de estudo, o estudante fracassa porque sua leitura não é eficiente. A leitura é um dos principais canais de aquisição de informação, especificamente na Universidade.
Siga-me também noInstagrame receba dicas e postagens diárias. Lembre-se que grifar é muito importante, mas também pode ser uma armadilha; pois você pode grifar demais e acabar fazendo revisões muito lentas e pouco produtivas. As questões é que vão te dizer o que é importante e o que não é. Consulte um profissional de sua confiança para avaliações e diagnósticos. Esta técnica consiste na redução de termos, usando suas letras ou sílabas iniciais para estimular a memória.
É possível ouvi-la no carro, assisti-la no ônibus, ou, quando o aluno não consegue mais ir pra frente na matéria por cansaço mental, pode ser uma opção para continuar marchando . O aluno inexperiente pode não perceber que está repetindo questões muito fáceis.É a armadilha da porcentagem. O estudante acredita mapa mentais que suas porcentagens estão altíssimas, mas isso ocorre apenas pois ele não se aventura em questões de mais alto nível. Em Portugal nidificam várias centenas de casais em Trás-os-Montes, nomeadamente na zona do Douro Internacional, e na Beira Interior, especialmente, na zona de fronteira com Espanha.
Além disso, ajuda o estudante a se preparar para as diversas mudanças de conteúdo dentro da prova. Os pesquisadores pediram que estudantes imaginassem figuras enquanto liam textos. O resultado positivo foi apenas em relação a memorização de frases.
Vamos conversar sobre a importância de grifar as partes essenciais de um texto na hora dos estudos. Sem dúvida, o grifo é uma ferramenta bastante importante, que pode te auxiliar na hora das revisões. Por essa razão, o concursando deve prestar muito mais atenção ao conteúdo do que em uma leitura de PDF, por exemplo. O estudo por videoaulas pode ser considerado passivo.
A prática distribuída de estudo também foi apontada como uma das melhores técnica para o aprendizado. Ela consiste na implementação de um cronograma que divide as atividades ao longo do tempo, ou seja, o aluno pode optar por estudar uma matéria por dia, por exemplo. É de fácil de implementação – embora possa exigir alguma formação – e tem sido utilizada com sucesso numa série de estudos de sala de aula. O estudo mostrou que os resumos são úteis para provas escritas, mas não para provas objetivas.
Dessa forma você se livra de ler toda a teoria e faz algo mais focado naquilo que a banca costuma cobrar.
Um deles é que o uso da palavra-chave mnemônica pode não resultar em uma retenção durável de conteúdo, ou seja, em longo prazo ela pode não ser tão eficaz dificultando o desempenho dos estudantes. Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas. No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer toneladas de exercícios de provas anteriores. Não apenas do cargo para o qual você está estudando, mas qualquer tipo de questão que encontrar pela frente. E a maneira mais fácil de realizar testes para o Exame da Ordem é o Endireitados.
Resumo feito pelo professor
Em relação a textos mais longos, a técnica mostrou-se pouco efetiva. Surpreendentemente, a transformação das imagens mentais em desenhos também não demonstrou aumentar a aprendizagem e ainda trouxe o inconveniente de limitar os benefícios da imaginação. Um estudo publicado pela revista científica Psychological Science in the Public Interest avaliou dez comuns técnicas de estudo para classificar quais possuem de fato a melhor utilidade.
IME: são aplicadas as provas da 2° fase do Vestibular 2023
Seu nome vem do grego (gryphos, que significa “leão águia”). Vamos para mais uma semana rumo à aprovação e espero que você s sigam firmes na caminhada! Grifos e anotações de palavras – chaves com comentários suscintos. Concordo plenamente que cada um tem que aprender o que serve para si mesmo. Acredito que resumir é o melhor, amparado pelo magistério do professor Pierluigi Piazzi.