Mas precisamos destacar também que ele só terá sua função plenamente executada se você tomar alguns cuidados. O fluxo de caixa é uma das ferramentas de gestão muito importante para manter o controle da movimentação financeira das atividades de um negócio. Com este curso, você irá adquirir conhecimentos para embasar a criação de um fluxo de caixa, capaz de gerar um diferencial estratégico na gestão financeira do seu negócio.

Esse relatório tem a função de descrever todas as operações financeiras realizadas pela empresa em um determinado período. Outro cuidado importante é a atualização periódica do fluxo de caixa, pois, assim, são apresentados resultados da forma mais precisa possível. Dados de qualquer tipo, se desatualizados, podem levar a interpretações erradas sobre suas finanças.

Fluxo De Caixa Projetado

Com essa prática, é possível acompanhar os procedimentos adotados pelos concorrentes. Ou seja, assimilar conceitos que podem ser úteis para o seu negócio, criando diferencial de mercado. Ele assegura a sua estabilidade contábil e deve ser documentado, atualizado e analisado constantemente. Além disso, é possível ter insights que facilitam a tomada de melhores decisões. O setor financeiro é composto por várias atividades, e muitas delas ocorrem todos os meses, como o pagamento da folha salarial e a compra de materiais para a produção de conteúdo. Além do mais, o fluxo de caixa permite que você faça previsões sobre os lucros ou os prejuízos que estão por vir. Nessas horas, agir sem pensar é algo que nunca pode acontecer — e não poderia ser diferente ao trabalhar com o fluxo de caixa.

Agora que você já sabe a importância do fluxo de caixa para sua Software House, é hora de conhecer o passo a passo para implementar essa eficiente ferramenta de gestão. Basta preencher os dados do banco, agência, conta, saldo inicial, data do saldo inicial e de qual estabelecimento aquela conta é. Nós não temos acesso a sua conta, os dados são apenas para seu controle pessoal.

O fluxo de caixa apresentar o resultado financeiro em regime de caixa e não contábil, mas apesar disso, é preciso organizar as contas para baixar planilha grátis o desenvolvimento de um acompanhamento organizado e categórico. Além disso, ele possibilita a mensuração da capacidade do negócio em gerar capital em curto, médio e longo prazo, indicando o saldo da comparação com o fluxo de caixa operacional. Isso pode acontecer, por exemplo, em cenários me que a empresa vende, mas não consegue enxergar o valor dessas vendas em sua conta. Nesse caso, a empresa pode até apresentar lucros, mas as contas a pagar acabam sendo maiores que as contas a receber em determinados períodos.

ferramentas para fluxo de caixa

Atualização E Rigor No Controle Do Fluxo De Caixa

Esse KPI indica os ganhos do período e ajuda a fazer o acompanhamento financeiro mês a mês, permitindo saber quais as épocas de alta e as de baixa para o negócio. São ótimas formas de medir os resultados e descobrir se as estratégias adotadas para organizar o fluxo de caixa da sua Software House estão funcionando. Ela é o registro de todas as informações sobre o seu fluxo e precisa ser bem-organizada para trazer os resultados esperados. Por fim, o fluxo de caixa é uma forma eficiente de descobrir se a empresa está ou não gerando lucro e quais as práticas que mais contribuem para isso.

Eles podem ser diários, semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da necessidade da empresa em acompanhar as movimentações financeiras. A partir da verificação do desempenho apurado, o gestor deve partir para a análise, questionando-se sobre como chegou àqueles números, tanto os negativos quanto os positivos. Isso porque, ao realizar o fluxo de caixa, ele adquire uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa. Isso significa saber, por exemplo, que aquela semana que parecia ótima para o faturamento, na realidade gerou receitas próximas das despesas. Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.

Com isso, é possível ter um controle das contas que foram pagas ou recebidas. Com tantos modelos e aplicações, o desenvolvimento e introdução do fluxo de caixa passou a ser motivo de dúvida entre os gestores. Poderoso instrumento gerencial, o fluxo de caixa pode ser usado na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial. Sem o uso de boas estratégias fica impossível entender o fluxo das operações, o que dificulta a avaliação da companhia e a identificação de erros que precisam ser eliminados e pontos negativos que devem ser aprimorados. Dessa forma, é possível conferir se os números apresentados pela contabilidade coincidem com os registros bancários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *