Minas Gerais, com sua rica herança cultural e paisagens deslumbrantes, é um destino imperdível para os viajantes que buscam uma experiência autêntica no Brasil. No coração desse estado, encontra-se a charmosa Pousada Lapinha da Serra, um refúgio perfeito para quem deseja explorar as belezas naturais da região. Desde as históricas cidades coloniais, como Ouro Preto e Tiradentes, até as majestosas montanhas da Serra do Espinhaço, cada canto de Minas Gerais oferece uma nova aventura. Hospedar-se na Pousada Lapinha da Serra permite aos visitantes desfrutar de um ambiente acolhedor e tranquilo, ideal para relaxar após um dia repleto de descobertas e atividades ao ar livre.

Lugares para viajar em Minas Gerais

Ao contemplar essa maravilha da natureza, os visitantes são envolvidos pela energia e pela grandiosidade do local. A cachoeira também oferece uma encantadora piscina natural, onde é possível se refrescar e maravilhar-se com a beleza circundante. Capitólio, uma cidade encantadora localizada em Minas Gerais, é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Entre suas belezas naturais, destaca-se a cachoeira do Fecho da Serra, situada no Vale do Fecho da Serra. Já Tiradentes, além de sua importância histórica, nos encanta com seu charme e tranquilidade.

Turismo em Minas Gerais: Cenários de se apaixonar

Mas aqui o destaque mesmo é o imponente Grande Hotel Termas de Araxá, que fica em um terreno no meio do mato e na beira de um lago. Ideal para famílias e para quem quer uma experiência completa de relaxamento. Nas montanhas da Serra da Mantiqueira, chegamos em Gonçalves, a cidade que te faz sentir vontade de se desligar de tudo!

Os Principais Pontos Turísticos de Minas Gerais

Cordisburgo é um dos pontos turísticos mais interessantes para conhecer no Norte de Minas Gerais. Uma parada em Varginha é essencial para conhecer de perto a capital dos alienígenas do Brasil, com vários marcos e monumentos que fazem referência ao fenômeno. Cidade pequenina e muito agradável para um passeio e para compras, já que é parte do Circuito das Malhas.

Reconhecida pelas suas fontes de água mineral e estâncias hidrotermais, a região cativa um grande número de visitantes em busca de tratamentos revitalizantes e momentos de tranquilidade. Com uma distância de apenas 30 km entre si, ambas as cidades podem ser facilmente exploradas em um único itinerário. Explorar Minas Gerais é uma experiência que nos transporta diretamente para a inigualável tradição dos queijos mineiros.

Qual é o ponto turístico mais visitado de Minas Gerais?

Por lá, a cultura e a literatura andam juntas e o que não faltam são atrações, como museus e igrejas. Capitólio é uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais populares para quem quer curtir dias de descanso, passeios de barco e nadar em uma água deliciosa do Lago de Furnas. A cultura de Minas está presente em centros históricos a céu aberto, como as cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e Diamantina, além de muitos edifícios do século XIX. Passear pelas ruas, ver os casarios coloridos e visitar suas igrejas barrocas e todo o acervo artístico que estes espaços religiosos guardam é uma das programações de passeio na cidade. Outra cidade que faz parte do hall de cidades históricas mineiras é São João del Rei, conhecida como a terra dos sinos que falam. Em Mariana é possível embarcar no passado, seja passeando pelas ruas do centro histórico, conhecendo a maior mina de ouro aberta a visitação, e também em um passeio de trem que leva até a cidade vizinha de Ouro Preto.

O Lago de Furnas e o Morro do Chapéu são algumas das atrações que conquistam os privilegiados visitantes. O nome pode até ser um pouco difícil de pronunciar, mas ficar apaixonado pela graciosa vila de Ibitipoca é uma consequência certa. Se, no núcleo urbano, o viajante vai aproveitar uma atmosfera hippie perfeita, no Parque Estadual do Ibitipoca, há o circuito das águas – com belas cachoeiras, duchas de água dourada, trilhas de diferentes níveis e grutas. Após as aventuras, é hora de saborear o melhor da tradicional comida mineira nos restaurantes locais.

Por trás da agitação urbana e do cenário cheio de prédios, a cidade guarda tesouros culturais e gastronômicos. Agora, com relação ao roteiro, por aqui, veremos muitas igrejas e artes barrocas – que são o destaque da cidade – e claro, conhecer mais sobre os aspectos da mineração de Minas ao decorrer dos anos. E, como principais atrações da região, é possível aproveitar as belíssimas cachoeiras, poços e grutas que fazem do destino ainda mais especial.

O estado é um verdadeiro reduto de cidades histórias, com belezas naturais incríveis, muitas atrações e, claro, uma gastronomia espetacular. E assim como as demais cidades históricas, as Igrejas são um grande atrativo em Diamantina. Aliás, uma das atrações mais requisitadas da cidade histórica é a visita as minas de ouro. Mas em Ouro Preto você encontrará belezas naturais como o Parque Estadual do Itacolomi, mirantes, cachoeiras e muitos mais. Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar de Ouro Preto que fica a 98 km da capital Belo Horizonte. Assim, Ouro Preto é uma cidade totalmente histórica que fica em um vale, entre montanhas.

Por lá, além de conhecer uma capital moderna, o que não faltam são lindos museus, parques e edifícios históricos. Por lá, como já falamos, há centenas de lugares turísticos para conhecer e paisagens exuberantes. Por isso, para curtir tudo que o estado tem para oferecer, o ideal é montar um roteiro de, pelo menos, 7 dias para conseguir aproveitar a viagem. Se quer curtir as cachoeiras, lagos e belezas naturais, viaje na primavera e verão, mas se quer curtir o friozinho da serra e do campo, o outono e inverno são as estações mais indicadas. Minas está no sudeste do Brasil e é pura história, que é deliciosamente contada por suas cidades turísticas, vilarejos, igrejas e prédios antigos.