A falta de informação para o público leigo sobre o que é certo e errado na divulgação de procedimentos estéticos acaba favorecendo esses profissionais a encontrarem um campo que facilite sua atuação por meios duvidosos. Bons cirurgiões podem até se recusar a realizar procedimentos se acharem que isso apresentará mais malefícios do que benefícios aos seus pacientes. As opiniões de médicos da sua confiança tendem a ser mais embasadas no networking e qualidade técnica. Ou seja, eles saberão indicar um profissional que tenha as especificações técnicas que precisa. É muito importante que o paciente tenha certeza do que realmente deseja e tenha expectativas reais em relação ao resultado do procedimento cirúrgico.
O estudo de Marsidi et al.13 teve apenas 8,7% de participantes com grau superior completo. A maioria dos pesquisados era do sexo feminino (92,2%) e com idade média de 35,6 anos. Quase metade (47,1%) era casado, seguido por solteiros (40,7%) e divorciados (12,5%). A análise estatística foi feita por meio de variáveis de natureza quantitativa descritas por médias, medianas, valores mínimos e valores máximos. Para variáveis qualitativas, foram apresentados frequências e percentuais. Para avaliação da associação entre duas variáveis qualitativas foi considerado o teste Qui-Quadrado.
Tanto é que muitos médicos se dedicam a cirurgias corretivas, aquelas que alteram o resultado da primeira intervenção cirúrgica. Muitas vezes, isso acontece por conta da falta de cuidado na hora escolher um cirurgião plástico. Ao clinica cirurgia plastica optar pela cirurgia plástica, as pessoas pensam no procedimento e nos resultados desejados. Mas se esquecem de ter atenção na escolha do cirurgião, que deve ter a formação e a qualificação adequadas para o que você deseja fazer.
Escute com atenção quando o cirurgião plástico descrever como é o procedimento que está sendo proposto. “Ele deverá fornecer todos os detalhes e deverá ter uma boa ideia do que acontecerá durante a cirurgia plástica”, completa o especialista. A localização onde a cirurgia plástica deverá ser realizada é uma boa maneira de medir se o cirurgião plástico em questão merece confiança ou não. “Sempre procure verificar se a instalação é credenciada pela SBCP”, completa o cirurgião.
Dica 6: A sua saúde deve ser prioridade
O assunto é bem vasto e o ideal é marcar uma consulta médica para tirar todas as suas dúvidas. Se a sua cidade não tem cirurgião plástico, por que não procura se informar em alguma cidade próxima com mais opções? Um bom profissional escutará atentamente suas queixas, expectativas e dúvidas quanto ao procedimento e ao resultado, e explicará qual o procedimento mais indicado para o seu caso, bem como esclarecer todos os seus questionamentos. Desconfie de profissionais que não dão atenção a esses detalhes.
Como saber se o cirurgião plástico é confiável?
Mesmo que o atendimento do profissional seja ótimo, ainda mais se ele for o tipo que coleciona prêmios e diplomas, verifique todos os dados disponíveis, inclusive, o número de cirurgias realizadas. Além disso, geralmente é por meio de conversas informais que as mulheres compartilham também as experiências sórdidas com cirurgias plásticas. Sendo assim, essa também é uma maneira fácil de descobrir de qual médico você deve fugir. Você pode conversar com quem já fez cirurgia plástica e perguntar como foi a escolha do médico e como foi o procedimento e também qual é a opinião final da pessoa a respeito do cirurgião e da cirurgia.
Junto com a escolha do médico anestesista, o profissional que vai zelar pela sua vida, enquanto o cirurgião estará esculpindo o seu corpo, essa é uma das etapas mais importantes. Escolher um cirurgião plástico bom, sincero e confiável pode não ser uma tarefa fácil… Afinal, somente alguém que entende minimamente sobre medicina e plásticas, tem a certeza de qual é a melhor opção. Uma parcela significativa dos pacientes não conhece o tempo de formação ou a titulação do seu cirurgião escolhido, isto certamente favorece a atuação de não especialistas. A ordem decrescente do primeiro e segundo critérios definidos para a escolha do cirurgião plástico está detalhada nas Figuras 6 e 7. Antigamente, a escolha de um médico se dava única e exclusivamente por meio de indicação ou fama do mesmo.
Neste caso não é diferente, afinal, é da sua saúde que estamos falando. Em diversos momentos do nosso cotidiano, buscamos referências e até mesmo pedimos indicações para familiares e amigos sobre determinado assunto. Para encontrar o profissional certo é preciso procurar, perguntar e avaliar. Se você teve empatia pelo cirurgião e se ele lhe transmitiu segurança, há uma enorme chance de estar fazendo a escolha certa.
Certifique-se sobre a experiência do cirurgião
A seguir, você confere como identificar e denunciar propagandas que desobedecem às regras criadas pelo código de ética médica. A falta de ética na comunidade médica é um problema grave que pode trazer danos tanto para os profissionais sérios quanto para os pacientes que acabam nas mãos de profissionais duvidosos. O código de ética para médicos possui regras bastante rígidas para a propaganda. A intenção desse código é garantir que você, paciente, receba apenas informações importantes, sem cair na sedução da linguagem da propaganda.