Todos os condomínios multifamiliares e empresas necessitam da licença do corpo de bombeiros. A solicitação da renovação também pode ser feita por um profissional da segurança e solicitada aos Bombeiros. O mesmo se estende aos produtos de segurança, como, extintores, que devem ter o prazo de validade respeitado.
Residências exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes. Desenvolvemos seu projeto dentro das mais atuais normas e legislações municipais, estaduais e federais vigentes. Já o Projeto Técnico tem um custo médio de mercado que pode variar de R $1.600,00 à R $5.000,00, dependendo ainda do tamanho e risco de incêndio da edificação.
Afinal, o fogo é capaz de causar danos e prejuízos irreparáveis, além de tragédias envolvendo vidas. Algumas medidas contra incêndio são indispensáveis, como a emissão ou a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros , que é o documento que atesta a segurança do local. O AVCB só é emitido após a realização de uma vistoria, que é feita pela corporação e leva em conta os fatores relacionados ao projeto de segurança contra incêndio. As construções grandes são obrigadas a terem o documento e, portanto, a passarem avcb por vistorias de tempos em tempos. Para as edificações com área maior que 750 m² e altura superior a três pavimentos, é necessária a aprovação de um projeto técnico para que, então, sejam realizadas as instalações de proteção contra incêndio e, daí, solicitada a vistoria dos bombeiros. Para a renovação, um profissional habilitado deve realizar as inspeções periódicas e, estando as instalações de acordo com as normas vigentes, é solicitada a vistoria para renovar a licença.
Documentos Necessários – Entrada de Vistoria
Sem esse profissional é impossível conseguir concluir o processo de obtenção ou renovação do AVCB. De forma resumida, a vistoria é a visita feita por um profissional do Corpo de Bombeiros para atestar que a edificação é estável e segura. Durante a visita, o responsável pela inspeção verifica as condições estruturais do prédio e se os equipamentos e dispositivos que previnem e combatem as chamas estão de acordo com o projeto técnico, se atendem à legislação, se estão dentro das normas vigentes e se funcionam corretamente. Em outras palavras, quem faz a Vistoria do Corpo de Bombeiros tem a missão de conferir se o local é adequado para receber as atividades desejadas de acordo com as suas características e, portanto, se é seguro. Vale ressaltar que esses documentos são emitidos a partir da realização prévia de testes nos equipamentos e dispositivos de prevenção e combate a incêndio. Isso é importante para garantir que tudo está em pleno estado de funcionamento, independentemente da vistoria do Corpo de Bombeiros.
Como emitir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?
O corpo de bombeiros dará andamento ao processo, analisando a documentação do referido projeto, bem como fazendo a devida vistoria no local, a fim de averiguar se a edificação cumpre com as determinações estabelecidas pelas normas da legislação vigente, fornecendo segurança aos seus ocupantes. É possível que mesmo que o Auto de vistoria do corpo de bombeiros seja emitido anteriormente, no ato da vistoria para renovação da licença o imóvel seja reprovado e isso ocorre devido a falhas no s equipamento ou algumas alterações na estrutura do imóvel. Quando reprovado, é emitido um comunicado com todas as adequações a fim de serem regularizadas e um prazo é estipulado para a finalização essas adequações, sendo importante o proprietário providenciar a regularização imediata. Existem alguns casos específicos de obras complexas e nesse caso o requerente deve solicitar um prazo maior quando considerar inviável cumprir dentro do prazo inicial. Alguns órgãos públicos exigem que, para a ocupação ou funcionamento de uma edificação, ela deve estar de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros. Além disso, a vistoria garante que os instrumentos de prevenção e combate a incêndio estão adequados e podem garantir a segurança.
Além disso, a equipe de engenheiros precisa vistoriar constantemente o andamento da ação. A expectativa, sempre, é de deixar o projeto o mais adequado possível antes de iniciar qualquer tipo de mudança física no prédio. Mas, caso ele necessite de algum ajuste, os especialistas dos bombeiros indicarão as falhas do projeto e orientarão a equipe de engenheiros para a reformulação da pauta. Vale dizer que, em alguns Estados, foi implantado um sistema que permite a emissão desse alvará de prevenção pela internet. A Prefeitura irá verificar a construção propriamente dita, afastamentos de vizinhos, tamanho de ambientes, área total de construção, conferindo tudo com o que foi aprovado e, estando tudo certo, é emitido o CERTIFICADO DE HABITE-SE. Pois bem, toda obra, antes de ser liberada para sua utilização, precisa passar por uma vistoria dos órgãos que anteriormente aprovaram os projetos, ou seja, a vistoria da Prefeitura e a vistoria do Corpo de Bombeiros.
PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIOS – Tudo! Aqui e agora!
Vamos pensar em quantas vidas foram salvas em acidentes, graças ao uso do cinto. O mesmo raciocínio vale para o funcionamento seguro dos equipamentos contra incêndio, as instalações corretas e o cumprimento das normas contidas no AVCB. Entre as dificuldades identificadas em condomínios antigos, segundo o especialista, é a falta de manutenção periódica e a obtenção do Projeto Técnico aprovado na época. Adequar urgentemente o condomínio às medidas de segurança contra incêndio, o que significa ter à mão – e em dia – o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros . A validade do AVCB SP – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros varia de 1 a 5 anos, a depender de fatores como o risco da atividade e número de pessoas circulantes nas edificações.
A assinatura do ART OU RRT deve ser realizada pelo responsável técnico, ou seja, engenheiro mecânico, engenheiro civil, arquiteto, engenheiro de segurança do trabalho e etc. Além disso, na Bombeiros.com.br você também pode adquirir produtos de segurança, bem como fazer treinamentos e formação de brigada de incêndio. Na maioria dos estados brasileiros, o laudo para AVCB pode ser feito por arquitetos, engenheiros de segurança do trabalho e engenheiro civil, estando estes profissionais autorizados a elaborar este tipo de projeto. Para os proprietários de estabelecimento comerciais é preciso uma atenção extra para manter o funcionamento os equipamento de incêndio, pois fiscalização é ainda maior para esses locais. Ocorre quando um projeto é aprovado e executado e após um tempo a obra sofre intervenções estruturais com acréscimo ou decréscimo de área, sendo necessário atualizar o projeto inicial. Dependendo do município o certificado possui data de validade, esse prazo varia de um, dois ou cinco anos.
Antes de emitir o AVCB é necessário a elaboração do projeto de incêndio, o que exige os serviços de um profissional habilitado, no caso um engenheiro. Por isso, dada as exigências de informações técnicas, não é recomendado a auto confecção. Para solicitar a renovação do auto de vistoria do corpo de bombeiros, bem como para emitir a primeira via, o interessado pode entrar em contato com a empresa Bombeiros.com.br, a qual tem legitimidade para emitir o referido documento. É responsabilidade do proprietário manter o Auto de vistoria do corpo de bombeiro vigente e atualizado, por isso é importante estar atento a data de validade quando houver. Outra exigência feita refere-se a exposição do auto de vistoria do corpo de bombeiros, pois é fundamental que estejam expostas em local visível para facilitar quando ocorrer vistorias no local.