A planta humanizada é um recurso de representação usado para que o cliente possa entender com clareza a proposta do profissional que contratou. Todos os detalhes que não estavam definidos até então precisam entrar nos desenhos para aprovação. Então, como esta planta será apresentada à pessoas leigas em relação a parte técnica, o desenho precisa ter uma linguagem simples e didática. Nesta planta, o funcionamento do projeto deve estar mais claro do que nunca. Com a ideia inicial aprovada no estudo preliminar, o próximo passo é desenvolver desenhos mais específicos que mostrem o funcionamento dos sistemas de forma clara.
Aqui é importante que a representação feita permita o entendimento sem que ninguém tenha que explicar. Neste caso, a planta já precisa estar bem mais detalhada, com um nível de acabamento, organização e cuidado minimamente aceitáveis. Nessa fase também é importante ter atenção aos recuos estabelecidos pela prefeitura para aquele lote. Com a dimensão do terreno e todos os recuos definidos já é possível o desenvolvimento do projeto sem problemas futuros em relação à medida máxima permitida. A planta é uma ferramenta de representação extremamente importante para qualquer aluno da construção civil, arquiteto, engenheiro, designer entre outros. Existem diferentes tipos de plantas, cada uma com uma finalidade diferente.
Eles devem ser diagramados em plantas de casas pequenas apenas se forem necessários, ou se a distribuição da área não os tornar diminutos demais. Esse desenho técnico é uma representação dos ambientes da casa – como quarto, sala, cozinha e varanda – vistos de cima, por uma visão aérea sem cobertura. As plantas baixas são acompanhadas de níveis diferentes de detalhes, desde um desenho simples, que mostra as paredes e as aberturas da casa, até plantas com mobiliário, vegetação e outros itens. O diagrama de uma casa térrea pode possuir quantos cômodos você achar necessário. Lembre-se apenas de que os espaços, quaisquer que sejam, não devem ser muito pequenos. Caso sejam, poderão se tornar desconfortáveis, e dificilmente você vai ficar satisfeito.
Planta humanizada
A caixa d’água também deve ficar mais próxima dessas áreas, o que reduz a quantidade de tubos e peças”, recomenda. Além disso, estratégias de integração reduzem os gastos com material e mão de obra. Para isso, o ideal é integrar espaços, aproveitando a mesma parede, por exemplo, bem como pensar na proximidade das áreas molhadas, para gastar menos com tubulações. Antes de pensar na disposição dos ambientes, plantas de casas simples é importante verificar a insolação, que será o ponto de partida para pensar quais cômodos devem ficar mais perto de onde “o sol bate”. Segundo Edgar, cada tipo de ambiente necessita de uma insolação diferente. Uma planta de elevação é uma representação de uma parede de um edifício, mostrando a posição das janelas e portas, bem como detalhes de construção, como revestimentos de parede e acabamentos.
Agora, se você não é da área e está apenas em busca de comprar, construir ou mesmo em fazer uma reforma de apartamento ou de uma casa, vale a pena entender o que é e para quê serve esse tipo de recurso. Você sabia que ter plantas em casa pode influenciar no aumento da produtividade e no estímulo da criatividade? Estes são apenas alguns dos motivos para incluir mais verde no seu lar, trazendo os elementos naturais para os cômodos. Afinal, as plantas ajudam na renovação do ar e retém a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Afinal, para que serve a planta de arquitetura ou planta baixa?
As portas, ainda, estabelecem a circulação e o fluxo entre os cômodos. Trata-se apenas do desenho da planta baixa normal, mas com o diferencial de ser colorido, com texturização, sobras e efeitos de luz. Geralmente, que pretende iniciar um projeto requintado não abre mão de criar sua planta.
Dicas para o desenvolvimento da planta de arquitetura residencial
Além de ser importantíssima para definir, por exemplo, quantos quartos e banheiros a residência terá, a planta de casa é legalmente necessária. Afinal, é através dela que a prefeitura irá autorizar ou não a obra. Para obter a planta baixa de um imóvel, é preciso procurar informações junto à prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado. Mais do que a divisão dos cômodos aqui, é interessante já planejar a fachada de sua casa.
Com base nessas linhas, o profissional então poderá desenhar a planta final da residência e dar forma ao que você deseja. Enquanto isso, a planta de locação mostra a localização da edificação no terreno e orienta a execução da obra para que o projeto seja construído de forma correta. Por outro lado, a planta de locação é uma representação gráfica da implantação do projeto no terreno. É aqui que são sinalizados detalhes mais específicos como muros, acessos, cercas e caminhos, por exemplo. Quem está planejando os detalhes da casa nova – ou pensa em começar esse processo em breve – pode ficar um pouco perdido com os termos e especificidades de uma obra.
Uma varanda, jardim ou outros tipos de decorações frontais deverão ser preparados já na construção. Projetos com cozinha americana são plantas de casas interessantes para integrar espaços. Especialmente porque a alternativa pode utilizar apenas uma bancada para separar cozinha e sala.