O Designer de interiores cuida dos espaços internos, tanto residenciais como corporativos. Tem uma visão ampla focada na estética, ergonomia e praticidade dos ambientes. Art. 1o É reconhecida, em todo o território nacional, a profissão de designer de interiores e ambientes, móveis observados os preceitos desta Lei. Porém, uma boa faculdade sai caro e as que cobram muito barato, em geral, não tem credibilidade no mercado, pois esses cursos precisam de uma estrutura grande e bons professores, coordenação, etc., para preparar adequadamente o aluno.
Agradeçam ao curso de Arquitetura àqueles que acham que seus cursos são superiores e sigam em frente, cada um com o seu espaço, sem denigrir ou tentar dissipar toda uma história milenar que a sociedade construiu. Aos outros lúcidos, parabéns pela educação, gentileza e presteza para com os o curso de Arquitetura e Urbanismo. Então continuo não entendendo porque os arquitetos que passaram 5 anos estudando estrutura, a melhor caída do telhado, o melhor isolamento térmico para a residência, legislação, etc… não se sentem seguros e confortáveis em assinar um projeto de sua autoria! E pior, ainda querem focar sua atuação profissional em interiores, cujo assunto levou apenas 6 meses para ser abordado de forma generalizada num curso de 5anos (as aulas ocorrem em média de uma até duas vezes por semana com duração de aprox. 1h / 2h cada).
Todos os elementos com descrições, dimensões, sugestão de locais de compra, links de acesso e preços serão expostos em uma apresentação em PDF. Faz a criação de ambientes para hospitais, clínicas, centros cirúrgicos, unidades móveis, casas de repouso e assistência ou qualquer outra instituição ligada à saúde. Por conhecer bem os produtos disponíveis no mercado, a composição harmoniosa de cores, iluminação e materiais, o profissional está habilitado a planejar e propor soluções criativas.
O profissional pode trabalhar em um escritório de arquitetura, empreender, trabalhar como autônomo ou na cenografia de produções publicitárias e cinematográficas. E tudo isso em apenas dois anos de curso com todas as vantagem de um curso de Bacharelado. Além disso, com a ajuda da tecnologia, novos elementos, softwares e técnicas surgem com frequência.
Para ser um tecnólogo em Design de Interiores, o profissional deve realizar uma graduação na área, que dura 2 anos. Na hora de construir ou reformar, muitas pessoas pensam em seguir a própria intuição e idealizam um “cantinho” que é a sua cara. Contudo, o designer de interiores é a pessoa mais indicada para essa função.
O Que É Melhor, Um Curso De Nível Técnico, Tecnólogo Ou Superior Completo?
Como na maioria das vezes o designer de interiores ganha por projeto executado, fica difícil estabelecer um valor mensal. Design de interiores é a área que planeja, idealiza e realiza projetos de espaços, sempre de olho na funcionalidade e qualidade de vida. Ele é aplicado em espaços residenciais, comerciais, institucionais, entre outros. O reconhecimento da profissão é muito recente, por isso, não há ainda normas que determinem qual é a autonomia desse profissional. É certo que ele tem autonomia para desenvolver os itens constantes na Lei .
E um curso excelente, eu mesmo estou fazendo, valeria a pena que fosse uma especializacao de 4 anos, a combinacao de arquitetura e design e fabuloso. O curso de arquitetura nao sera extinto, o que seria coerente acontecer e que o Design de Interiores venha a ser estencao do curso de arquitetura, como ja vem acontecendo na forma de pos graduacao. Nossa quanta rivalidade,meu sonho e fazer os dois arquitetura e designer.
O Que É Um Designer De Interiores?
Para desenvolver esse senso aguçado e ser capaz de associá-lo às últimas tendências do Design de Interiores, também é necessário estar sempre em dia com as informações, fazendo cursos, viajando, participando de feiras, exposições e eventos na área. Depois, o grande desafio é ir além do que foi solicitado, pois nem sempre o cliente, ou a cliente, sabe o que precisa. E aqui também que é realizado o primeiro desenho do projeto, conhecida como planta baixa. Os cursos são tecnológicos e podem ser oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância .
Projeto Inicial
Desenvolve organogramas para a construção e reforma – sempre preocupado com aspectos como segurança, saúde, necessidades acústicas e de iluminação. O Facility Manager também planeja e coordena mudanças de layout no escritório ou para expansões e atua como um gerente de projeto durante a construção e reforma. Muita gente confunde e, de fato, a Arquitetura e o design de interiores são áreas afins. É preciso que o profissional conheça diferentes ferramentas tecnológicas e seja capaz de se inserir no mercado de trabalho, seja de forma independente ou trabalhando em empresas.