Desenhar é uma Terapia?

Qual É O Melhor Tipo De Carne Para Churrasco?
Qual É O Melhor Tipo De Carne Para Churrasco?
outubro 4, 2021
manicure pedicure
Benefícios da manicure e pedicure no cuidado das suas unhas
outubro 22, 2021

Desenhar é uma Terapia?

Desenhar é uma Terapia?

 Quando somos jovens, todos desenhamos. À medida que envelhecemos, a maioria de nós para e começa a ver o desenho não como um tipo de jogo, mas como apenas um trabalho ou habilidade.

 Mas ver o desenho dessa maneira é privar-se de um dos grandes prazeres da vida e perder seus profundos benefícios psicológicos. Ao permitir que nos expressem criativamente e registrem nossos pensamentos e ideias no papel, desenhos para pintar e imprimir podem ser uma forma de terapia.

 Pode Ajudar a Reduzir o Estresse

 Um fluxo constante de ansiedade que prejudica suas atividades diárias pode colocá-lo em um estado regular de desconforto, o que pode começar a afetar tudo, desde a rotina do sono até o apetite.

 Colocar um lápis no papel permite que você se dê algum espaço para pensamentos indesejados, muitas vezes incontroláveis, e se envolva em atividades que você pode controlar. Você decide o que desenhar e quais cores adicionar ao seu desenho. processo criativo, você não energiza sua ansiedade.

 Há também pesquisas para provar os efeitos antiestresse da arte

 Os participantes listaram 10 de suas preocupações mais importantes, após os quais passaram 20 minutos desenhando e classificando artes.

 Os participantes que passaram um tempo desenhando relataram maior melhora nos sintomas de humor negativo do que aqueles que simplesmente olharam para a arte.

 Em um pequeno estudo de 2016, adultos que participaram de 45 minutos de arteterapia esculpindo argila, desenhando com marcadores ou fazendo uma colagem se sentirem mais relaxados e tiveram níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse, após o exercício artístico.

 Pesquisas de 2020 também sugerem que atividades de colorir conscientes podem ajudar a aliviar a ansiedade do teste, uma importante fonte de estresse para muitos alunos.

 O que é Arteterapia?

 O uso de métodos artísticos para tratar distúrbios psicológicos e melhorar a saúde mental é conhecido como terapia de arte. A arteterapia é uma técnica enraizada na ideia de que a expressão criativa pode promover a cura e o bem-estar mental.

 Pessoas confiaram nas artes para se comunicar, se expressar e se curar por milhares de anos, mas a arteterapia só começou a se tornar um programa formal na década de 1940.

 Os médicos notaram que as pessoas que vivem com doenças costumam se expressar em desenhos e outras obras de arte, levando muitos a explorar o uso da arte como estratégia de cura. Desde então, a arte tornou-se parte importante do campo terapêutico e é utilizada em algumas técnicas de avaliação e tratamento.

 A terapia usando o processo criativo pode oferecer uma chave importante para a compreensão da expressão e das experiências emocionais.

 Desenhar, colorir e outras abordagens de arte-terapia podem ser ferramentas úteis para controlar os sintomas de ansiedade por conta própria.  

 No entanto, muitos terapeutas oferecem a arteterapia como parte de uma abordagem combinada, em vez de um tratamento isolado. A arteterapia por si só pode não aliviar a ansiedade severa ou persistente. Um terapeuta qualificado pode ajudá-lo a explorar outras opções de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>