Outro amor precisa estar incluído e sustentá-lo quando a necessidade desaparecer. Quando prazeres-necessidade estão em evidência, tendemos a fazer afirmações sobre nós mesmos no tempo passado. Nós brasileiros ainda tínhamos outro verbo polêmico nesse sentido, o “adorar” (especialmente para crianças cristãs). Quem nunca ouviu a famosa frase “adorar somente a Deus” quando o sentido da frase era somente “gostar muito”. Quando crianças, fomos diversas vezes repreendidos por “amar” coisas, Lewis menciona que na sua criação isso ocorreu também, na língua inglesa isso se dava pelos termos “gostar” e “amar”. O Amor-Dádiva é o amor mais parecido com o próprio Deus, é o amor que faz um homem trabalhar e lutar pelo futuro de seus filhos, mesmo que não esteja lá para usufruir de tudo que conquistou.
A distinção dos Amores
Também vale dizer que no Novo Testamento ágape era o nome de uma confraternização que acontecia na Igreja Primitiva, a Festa do Amor ou a Festa Ágape. Essa festa expressava o amor fraternal e a comunhão entre os irmãos, bem como a compaixão para com os membros mais pobres. Esse termo grego é aplicado tão exaustivamente no Novo Testamento que, considerando as ocorrências de ágape como substantivo, verbo e adjetivo, ele ocorre mais de 300 vezes.
Philia (φιλία)
Não é perfeito, mas depois de anos de relacionamento, é quase o mais esperançoso. Uma vez que é difícil manter intacta a chama dos primeiros dias, a intimidade e o comprometimento são cada vez mais fortes, o que cria um amor consistente e uma ligação inquebrável. O desejo sexual foi desaparecendo, mas existem maneiras de compensar este departamento. Histórias de Storge na BíbliaA Bíblia está repleta de exemplos de Storge, ilustrando como esse amor molda e sustenta as relações familiares. A dedicação de Noé em proteger sua família durante o dilúvio (Gênesis 6-9) exemplifica o Storge em sua forma mais resiliente.
Desejo sexual sem o Eros quer apenas o ato em si, o Amor Romântico quer a pessoa Amada. O mundo moderno ignora esse tipo de amor, enquanto existem milhares de músicas e histórias sobre o Storge e o Eros, esse tipo de amor sempre parece ser deixado mais de lado. No livro, Lewis conta a história de uma família que mudou completamente depois da morte da mãe, já que ela fazia até mesmo as roupas dos filhos e do marido. Por si mesma, a Afeição pode manchar e difamar a vida humana.
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Resumindo, o amor ágape tem origem em Deus, que o comunica aqueles que são Seus, e estes o refletem em suas vidas, de modo que esse amor acaba retornando a Ele. Obviamente que quando lemos tal definição do que é o amor ágape, nos deparamos com uma clara sensação de que somos impotentes em demonstrar e sentir tamanho amor. Assim, o amor ágape não é apenas um mero sentimento ou emoção, mas uma entrega voluntária e pessoal que conduz a plena submissão. O amor Eros representa o amor sexual, carnal, repleto de paixões inebriantes, a pura atração física, que manifesta o instinto de união e reprodução.
É o que não vimos chegar, é o amor que acontece tão facilmente que nem parece que é possível. É o tipo de amor em que a conexão não se explica e que nos deixa no chão porque nunca o planejamos. Este é o amor onde ficamos Xvideos com uma pessoa e tudo simplesmente se encaixa, não há idealizações, nem expectativas de como cada pessoa deveria agir nem há pressão para nos tornarmos quem não somos.
Onde Barroso diz “a subjetividade é inevitável”, basta substituir por “decido conforme penso, decido conforme minha consciência, etc”. Os franceses já sabiam disso e justamente por isso proibiram os juízes de interpretar. Os amores naturais em si não são suficientes e dizer isso não significa menosprezá-los, de forma alguma, mas indica onde está sua verdadeira glória. Além dos amores naturais, Deus concede ao homem uma dádiva ainda melhor, Ele comunica ao ser humano uma parcela do Seu próprio Amor-Dádiva.
Ágape (αγάπη, em grego antigo) é o amor perfeito e incondicional de Deus. Esse termo aparece mais de trezentas vezes no Novo Testamento. Natureza do StorgeStorge, o amor familiar, é uma forma de afeto profundo que surge naturalmente entre membros da mesma família.
Para facilitar, criaram uma ilustração para mostar como essas três coisinhas se relacionam e formam 7 tipos de amor e relacionamento no total. Como lemos no trecho acima, podemos ser muita coisa, mas se não tivermos amor, de nada vale. Não à toa, encontramos uma vasta literatura que reflete sobre o tema e seus mais variados significados, sentidos e aplicações. O terceiro e último amor, intitulado por Helen como “fase do compromisso”, é aquele inesperado, que chega sem avisar e acontece naturalmente.
Por isso, para nós cristãos, ele é aflorado no casamento, pois é o momento em que nos unimos em aliança com o marido ou a esposa e experimentamos esse tipo de amor mais carnal. Todos desejamos ser amados, receber carinho, abraços, um aconchego e sentir que estamos protegidos por alguém que nos quer bem. Algumas se apaixonam intensamente, enquanto outras fortalecem seus laços de maneira gradual. Outro termo utilizado é philadelphia, que aparece seis vezes no Novo Testamento e aponta para o “amor entre os irmãos”. Também encontramos o termo philanthropia, que traz o sentido de “amor pela humanidade”, e ocorre uma vez na Septuaginta e duas vezes no Novo Testamento. O termo philos ou philia é usado como substantivo ou verbo na Septuaginta pelo menos 34 vezes, e pelos autores neotestamentários cerca de 26 vezes.
Ágape é a transliteração do termo grego agape ou agapao, sendo este termo o mais utilizado para se referir ao amor no Novo Testamento e também na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento). Esse termo em algumas traduções pode aparecer como “caridade”. Para um amor bonito, romântico e sensual, Eros deve unir-se com Ágape, formando assim um amor de reciprocidade e desejo mútuo um pelo outro.
Isso porque no Amor Romântico, a vontade de compartilhar coisas com a pessoa amada é muito maior do que com o resto do mundo, mesmo que o objeto a ser compartilhado seja a infelicidade. O mais comum é o surgimento de uma agradável preocupação com a pessoa amada, nesse estado o sexo fica em segundo plano, já que a preocupação é com ela em sua totalidade. No entanto, Lewis explica que o sexo pode ocorrer sem o Eros (que engloba outras coisas além da atividade sexual).