Entenda para que serve suplemento alimentar e quando usá-lo

Além disso, as vitaminas também são um jeito de deixar seu corpo mais bonito, viu? Com o suplemento certo dá pra combater a calvície e a queda de cabelo, e ainda deixar ele muito mais forte e brilhante. Eles são procurados principalmente por aquelas pessoas que desejam perder peso.

É importante ressaltar que, embora a maioria dos suplementos tenha venda livre sem prescrição, grávidas e lactantes só podem consumir com orientação de um profissional especializado. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos contínuos e controlados e que tenham condições de saúde específicas devem consultar um médico ou nutricionista antes de consumir. No geral, também é fundamental ressaltar que o uso de suplementos vitamínicos deve ser supervisionado por profissionais de saúde preferencialmente. É normal que suplementos vitamínicos e minerais possam causar efeitos colaterais se usados de forma inadequada.

No entanto, os suplementos são substâncias químicas e concentradas produzidas nos mais variados formatos. Se você tem uma rotina acelerada, a saúde do corpo Melhores Creatinas e da mente é fundamental para cumprir toda a agenda. Sabemos que nem sempre sobra tempo para uma alimentação adequada e, para isso, existem os suplementos.

Suplemento alimentar e medicamentos: quais são as diferenças?

Por exemplo, um composto destinado a idosos pode ser indicado para ajudar na reposição de substâncias perdidas conforme envelhecemos. Uma dieta balanceada fortalece o corpo e ajuda em todos os aspectos da sua vida. Pois, o conceito se baseia em complementar a alimentação com quantidades nutricionais que não são atingidas somente com as refeições. Portanto, para entender qual é o melhor, é necessário avaliar cada dieta e objetivo. O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar.

Até a terceira idade, visto que os idosos costumam apresentar queda nas taxas de algumas vitaminas, causando perda de massa, função e força muscular. Ao procurar informações para escrever este artigo, deparamo-nos com vários estudos e pesquisas que abordam os riscos de tomar suplementos sem a devida orientação médica. É importante destacar que os suplementos não substituem a alimentação saudável e equilibrada. Após muitos anos sem regulamentação adequada, em 2018, o governo brasileiro criou a categoria de suplemento alimentar para facilitar e assegurar o acesso de todos a produtos de qualidade ¹. Ou seja, há muitos benefícios dos suplementos alimentares à saúde de todo o corpo. Sendo que 90% dos participantes que afirmaram usar suplementos, disseram que o motivo é para complementar as necessidades nutricionais, e 85% deles para melhorar a saúde e o bem-estar diários ⁴.

O que são suplementos vitamínicos?

A decisão de utilizar suplementos vitamínicos deve ser tomada com a orientação de profissionais de saúde, assegurando o bem-estar e o desenvolvimento adequado dos pequenos. Segundo a Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA – tradução livre), os suplementos nutricionais (ou suplementos alimentares, como também são chamados) são produtos destinados a suprir a deficiência de macro e micronutrientes. No entanto, é preciso cuidado ao suplementar, pois a suplementação inadequada pode gerar riscos à saúde.

Qual a importância de tomar suplementos alimentares?

Com as bombas, que são hormônios anabolizantes, os malhadores conseguem chegar a esse corpo perfeito de uma forma rápida. O nutricionista Leonardo Costa alerta que as pessoas pensam no efeito estético e se esquecem das consequências da utilização dessas substâncias, que causam um desbalanço completo no sistema hormonal. Ele diz que uma ampola é capaz de causar estragos no organismo como a dificuldade para ganhar massa, problemas no fígado, aumento de colesterol. Leonardo destaca ainda que a pessoa pode ter uma hepatite fulminante, um problema cardíaco ou uma trombose venosa profunda, resultando num derrame.

Para que serve o zinco no organismo? Onde encontrar esse mineral?

Vegetarianos estritos devem tomar doses complementares de vitamina B12 para evitar a carência a longo prazo deste nutriente. Já o personal trainer Ivaldo Larentis afirma que os suplementos também podem ser bem eficientes. “Sempre que meus alunos apresentam dificuldade na hora de ganhar músculos, sugiro uma consulta a um nutricionista”, diz.

Ainda mais que muita gente não tem tempo de ficar exposto ao sol na quantidade que deveria, já que essa é a principal fonte da vitamina. Há, também, quem tenha intolerância a alimentos com lactose e que são ricos em cálcio (assim como os veganos e quem acabou de fazer cirurgia bariátrica). Para essas pessoas, o médico pode recomendar uma quantidade especificamente calculada de reposição. Os remédios para compulsão alimentar, como lisdexanfetamina ou fluoxetina, ajudam a diminuir o apetite e reduzir os episódios de compulsão, mas também existem opções de remédios caseiros, como açafrão ou psyllium. Confira os melhores remédios para compulsão alimentar e também algumas opções caseiras.

Suplementos estão disponíveis em várias formas, como cápsulas, tablets e líquidos. Lembre-se de que a forma líquida é mais facilmente absorvida, mas opte pela que melhor se adapte ao seu dia a dia. Sendo assim, o suplemento vitamínico pode fortalecer os cabelos, reduzindo a queda e a quebra dos fios. A suplementação contribui para uma melhor resposta imunológica, prevenindo doenças e favorecendo a recuperação do corpo.

Para entender como usar os suplementos corretamente, o ideal é seguir as recomendações médicas e nutricionais. Após realizar exames, é possível verificar quais nutrientes precisam ser repostos no organismo, por quanto tempo, a quantidade ideal de ingestão e o melhor horário do dia ². Os suplementos alimentares são um reforço para o seu treino, que podem ser incorporados na rotina de quem deseja ganhar massa muscular. É importante saber que na alimentação os nutrientes são mais bem absorvidos e não representam riscos à saúde, como pode ocorrer na suplementação. Além disso, a suplementação nutricional não é indicada como rotina para a população, apenas em caso de deficiência nutricional. Quando indicados, os suplementos nutricionais visam auxiliar na obtenção de quantidades adequadas de nutrientes.

Por exemplo, quem busca a hipertrofia costuma utilizar o whey protein, inclusive é um dos suplementos mais populares dos praticantes de atividade física. Por isso, em alguns casos, pode haver a indicação médica de suplementação a fim de evitar quadros de desnutrição em idosos, já que eles fazem parte do grupo de risco para esse problema. É natural que com o envelhecimento haja maior necessidade de algumas vitaminas e minerais. Isso ocorre porque com o avanço da idade é comum que haja maior dificuldade alimentar, com problemas na mastigação e absorção de determinados nutrientes.