É essencial uma boa organização financeira para conhecer todos os bens da instituição, realizando sobre eles as ações e metas necessárias para o crescimento do negócio. Alguns exemplos de bens móveis são equipamentos, dinheiro e veículos, que podem ser adquiridos por compra, herança, ocupação ou invenção. De acordo com o doutor em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), José Carlos Marion, “bens, no âmbito da Contabilidade, são as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas” (MARION, 2015). Os bens móveis são aqueles que podem ser deslocados sem destruição ou perda de valor.

Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imóveis são aqueles que não podem ser deslocados sem que ocorra sua destruição, deterioração ou perda de valor econômico. É papel da contabilidade fazer umplano de contas da empresa para identificar todos os tipos de movimentações econômicas e financeiras que mexem com o seu patrimônio. Esse plano de contas divide-se em ativos e passivos (contas patrimoniais) e receitas e despesas (contas de resultado). Bens imóveis são aqueles que estão vinculados ao solo e não podem ser removidos do seu lugar sem destruição ou dano à sua estrutura.

O que são bens imóveis?

Faça uma busca no Cadastro de Bens Culturais Procurados em MInas Gerais e denuncie o roubo desse patrimônio. Convencionou-se, a partir de sugestão da museóloga Lygia Martins Costa, uma das pioneiras na criação da metodologia de inventários no Iphan o termo ‘bens integrados’, ou seja, tudo que fixado na arquitetura integre o monumento, sem que possa ser retirado sem dano ao imóvel ou criando lacuna. Dessa categoria participa toda a decoração interna de casas, fortes, palácios, museus, igrejas e conventos. Como o próprio nome sugere, os bens móveis são tudo aquilo que pode ser movimentado de um lugar para o outro sem dano à sua estrutura. Para a Contabilidade, os bens são essenciais e fazem parte do patrimônio de uma organização.

O que são bens materiais imóveis?

Na incorporação imobiliária, onde o negócio jurídico é realizado antes ou durante a construção das unidades condominiais, dizemos que o bem é futuro, ou seja, trata-se de uma realidade que não têm existência atual. Isto não obstante, a unidade condominial, mesmo antes de existir concretamente, é objeto de direito real, fugindo à noção tradicional, de acordo com a qual somente poderia ser considerada objeto de um direito real a coisa presente e com realidade atual. Diferentemente dos bens móveis, esses bens necessitam de escritura pública, registro no Cartório de Registro de Imóveis e incide sobre eles o imposto de transferência de propriedade, chamado de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). O tratamento de um bem ser móvel ou imóvel muda muita no que diz respeito ao dado pela lei nos artigos 79 a 84 do Código Civil.

Nos chafarizes e fontes encontram-se elementos decorativos como cruzes, conchas, tarjas, imagens, coruchéus, etc. São também considerados integrados os revestimentos externos de azulejos e painéis internos historiados ou apenas decorativos. Atenção você contador ou estudante de contabilidade, Leilão de Imóveis da Caixa o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Quais outras formas de bens existem?

Entre os elementos que compõem o patrimônio da empresa, no grupo dos ativos, estão os bens móveis e imóveis. Eles precisam ser conhecidos e elencados no plano de contas, especialmente porque seu valor econômico pode ser bastante significativo. O patrimônio de uma entidade, por sua vez, é o objeto de estudo da contabilidade. Essa área é responsável por registrar e analisar todas as contas e movimentações do patrimônio empresarial, que inclui não só os seus bens e direitos, mas também as obrigações.

O que é Inventário de Bem Material e Imaterial?

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Trata-se de um conceito bem amplo, que recebe diversas subdivisões para determinar quais tipos de bens uma entidade possui e adotar um controle patrimonial. O imóvel é um bem que não se pode ser movimentado, sem mudar a sua essência, ao contrário de um bem móvel, que pode ser movimentado sem mudar a sua essência ou que possui um movimento próprio. Trabalho de nossa lavra Comentários ao Código Civil brasileiro, p. 12.

Inventário é o instrumento de identificação das diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação. É um levantamento que se faz sobre o bem em questão, que na esfera patrimonial, justifique a sua proteção e permanência. Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *