A quantidade recomendada de carboidratos varia de pessoa para pessoa, dependendo das características já mencionadas, com preferência a carboidratos complexos e pode-se dar uma atenção especial quanto à classificação do índice glicêmico. Essas recomendações variam entre 50-55% para pessoas sedentárias; para pessoas fisicamente ativas variam entre 55-60% do VET; e para atletas ficam em torno de 60-70% de carboidratos ou 6-10g/kg/peso. Nos três casos, deve-se dar preferência aos carboidratos complexos, pois esse tipo de CHO evita picos de glicemia . Através da visão por computador, podemos identificar alguns défices em relação à orientação corporal dos jogadores em diferentes situações de jogo. Podemos assim identificar que durante as atividades físicas de grande resistência aeróbica esses dois pontos citados são os que precisam de mais cuidado, não deixando é claro de se atendar a outros aspectos que devem realizados de acordo com a orientação do seu nutricionista e treinador.

Nesse sentido, sabe-se que existe uma forte relação entre o consumo alimentar do atleta e seu desempenho no exercício esportivo, sendo assim, é importante que as necessidades de macro e micronutrientes estejam adequadas. A importância da nutrição adequada e equilibrada no desempenho físico já é documentada em diversos trabalhos científicos. Pois as estratégias dietéticas, quando feitas de forma individual e correta, otimizam o desempenho e atenuam o impacto dos danos do exercício de resistência à saúde (PANZA et al., 2007).

Há pesquisas que provam que ao fazer isso pode realmente ser prejudicial para alguns movimentos atléticos. Todos os exercícios têm algum valor funcional quando aplicado corretamente, este valor é determinado pelos exercícios de benefícios transferíveis fora do ginásio. A questão de se praticar exercícios que desenvolvam, mantenham e recuperarem a potencialidade funcional é muito importante para qualquer pessoa ou atleta, independente da atividade ou da vida a pessoa leva. A PTN no pós-treino tem como finalidade otimizar a recuperação muscular, através das proteínas de alto valor biológico e de carboidratos de alto índice glicêmico imediatamente após o treino . No decorrer do dia pode ocorrer turnover, ou seja, renovação de forma contínua de proteínas, fazendo com que elas sejam degradadas e sintetizadas dependendo de cada situação. Atletas precisam primordialmente síntese proteica para que ocorra hipertrofia e melhore a performance (KATER et al., 2011).

Estratégias de treinamento para atletas

IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO NO EXERCÍCIO DE ENDURANCE

A prescrição de suplementos nutricionais deve ser pautada na avaliação do estado nutricional e do planejamento alimentar proposto ao esportista, adequando o consumo alimentar e definindo o período de utilização do suplemento. A contribuição relativa dessas fontes depende em grande parte da intensidade e duração do exercício, com uma maior contribuição dos carboidratos à medida que a intensidade do exercício aumenta . Assim, o que dita a escolha da conduta nutricional é a etapa sob a qual o atleta está vivendo e o tipo de treinamento que é aplicado.

Determinantes metabólicos da saúde e da doença: novas oportunidades para prevenção

Dentre elas, o treinamento esportivo vem se destacando e fazendo com que um número maior de profissionais busque qualificação para atuar nessa área. Muito utilizadas por atletas como a crioterapia, contrastes, massagem, suplementação nutricional, antioxidantes, alongamentos, drogas anti-inflamatórias não esteroidais e recuperação ativa. O planejamento alimentar adequado pode reduzir a fadiga, aumentar o tempo de treinamento e ainda promover uma recuperação mais rápida entre as sessões de treinamento, além de adicionar mais energia e diminuir o risco de doenças. Visando acelerar o processo de recuperação, muitos métodos têm sido utilizados, como massagem, exercícios de baixa intensidade, contraste quente-frio, crioterapia, além dos fatores citados acima. O “Motorpacing” é uma estratégia de treinamento utilizada no ciclismo para simular maior intensidade e até mesmo a intensidade de uma competição. Depois as motos começaram a acompanhar os atletas em provas e além das competições passaram a ser utilizada pelos atletas em treinamentos.

A qualidade do sono antes e principalmente após o exercício exerce uma influência positiva no desempenho físico. É durante o sono profundo que o hormônio do crescimento é secretado para o reparo muscular, construção óssea betfiery e queima de gordura. O período pré-preparatório consiste em compreender o atleta e a situação socioeconômica que ele está inserido, além de acompanhar o calendário de competição, ajustando, assim, os objetivos.

De acordo com a posição da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva acerca do cronograma de nutrientes, a ingestão pós-exercício (imediatamente a 2 horas após) de fontes de proteína de alta qualidade estimula a síntese proteica no tecido muscular . Manter o planejamento de treino do atleta é fundamental para garantir um bom desempenho na prática esportiva. Cabos e elásticos tem a possibilidade de trabalharem em diferentes ângulos e vetores de força. A maioria dos movimentos atléticos ou diários é uma combinação de acelerações.

Para tanto, delimite quadrados imaginários no campo e escolha um jogador para cada espaço. Esse jogador só poderá desarmar o adversário dentro da área estipulada para ele atuar. Posicione dois atletas, um de frente para o outro, e solicite que troquem passes somente com a cabeça. Esse é um bom exercício para o aquecimento, pois se o tempo dedicado a ele for muito longo, os atletas podem ficar entediados. O cabeceio é um fundamento muito utilizado no futebol para defesa, para o ataque e para o domínio de bolas altas.

Treino de domínio

Se você chegou até aqui é porque está no caminho certo, buscandoqualificação profissional, informações sobre treinamento esportivo e agregando conhecimento para ter diferenciais no mercado. Um dos jogadores passa a bola de toque ao colega, que recebe sempre de manchete. Como o objetivo do treinamento é o alto rendimento, a dica é introduzir o saque por cima, mesmo que o time seja formado por crianças. No caso, você pode diminuir a linha de saque para que elas possam sacar mais próximas à rede e ganhem mais confiança. Agora, veja exercícios para cada tipo de habilidade que deve ser treinada no vôlei para quem busca o alto rendimento. Um atleta sem resistência não consegue desempenhar todas as funções do jogo de maneira consistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *