Por Que O Vegetarianismo Cresce No Brasil?

Brasil Já Importa Mais Armas
Brasil Já Importa Mais Armas
março 12, 2022
O Que Você Precisa Saber Sobre Nutrição Corporal?
O Que Você Precisa Saber Sobre Nutrição Corporal?
março 27, 2022

Por Que O Vegetarianismo Cresce No Brasil?

Por Que O Vegetarianismo Cresce No Brasil?

O consumo de carne já é hoje associado a vários problemas de saúde, incluindo Câncer, como aponta o Instituto Nacional de Câncer . Principalmente carnes processadas e embutidos, como salsicha, linguiça, bacon e presunto. Estas estão classificadas no grupo 1 de carcinogênico, o mesmo patamar do uso de cigarros. E aqui, marcas estão alcançando respeito e admiração por estarem se conscientizando a não fazer mais testes em animais e suas roupas não serem mais a base de lãs, couro etc. Assim, a solução é criar roupas e acessórios artesanais e com outros tipos de materiais. Para iniciar, o ramo culinário tem se adaptado cada vez mais ao paladar vegano, principalmente porque este público só cresce.

O veganismo, como eu comentei, é um modo de viver que prega pensamentos contra a exploração animal de todas as formas possíveis. Estudo da consultoria britânica ‘Research and Markets’, a expectativa é que as vendas de proteínas vegetais devem crescer 5% por ano, nos próximos quatro anos. O número é cerca de 40% maior ao montante registrado em 2018, quando todo o setor acumulou US$ 4,8 bilhões em vendas. Há ainda a busca por hábitos saudáveis, com o consumo de mais água, frutas e verduras e reduzindo a quantidade de açúcar na dieta. Os dados da pesquisa foram obtidos entre os dias 06 e 24 de março de 2020, por meio de entrevista online com 5,7 mil pessoas, maiores de 18 anos, em toda a América Latina.

Os aspectos mais importantes incluem como fazer substituições de itens, como adaptar o cardápio e como se alimentar na rua. Com a informação mais abundante e disponível, as pessoas começaram a se preocupar com a qualidade de vida relacionada àquilo que comem e também com o meio ambiente. SBV) é uma organização sem fins lucrativos, que visa promover o vegetarianismo em todo o país através de campanhas, projetos, estímulo de pesquisa, entre outros. Essa é a grande dificuldade do mercado, trazer produtos saborosos e diferenciados. Mas Fernando explica que essa é uma vitamina complexa e difícil de ser absorvida, inclusive por indivíduos onívoros. O instituto de medicina dos EUA recomenda suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade.

porque o veganismo está crescendo?

Pobreza Menstrual Afeta O Direito À Saúde Digna

O levantamento mostrou, ainda, que 46% da população já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana. Assim como a carne vermelha encontrou substitutos no dia a dia, também há alternativas para o frango, os ovos, o leite e o mel. Os investimentos em fontes de alimentos de origem vegetal estão em alta por diversas razões. O veganismo é uma forma de vegetarianismo, mas a adoção desse estilo de vida não se limita à alimentação. Em termos dietéticos, os veganos podem ser considerados vegetarianos estritos, não consumindo nenhum alimento de origem animal.

Quais São As Principais Formas De Vegetarianismo?

E que, assim como dietas onívoras, é preciso de informação e entendimento para saber o que comer. Fernando explica que isso ao deve ao fato de que hoje existem muitos alimentos industrializados, com muita gordura, satura e trans. Já as dietas veganas costumam trazer os alimentos provenientes da terra e naturais para o prato.

Trata-se de um preparado à base de proteínas vegetais que resultam em um produto final com aspecto e textura similares aos dos itens de origem animal. A carne vegetal pode ser feita de diferentes tipos de ingredientes, como soja, seitan (carne de glúten), quinoa, tempeh, jaca verde, feijão, grão-de-bico, cogumelos sabonete natural vegano e ervilhas, entre outros. A proposta do vegetarianismo é a de que a população adote um cardápio exclusivamente de origem vegetal, excluindo todos os alimentos de origem animal, ainda que eles não resultem na morte de um animal. Tem como base o consumo de alimentos crus, como sementes, frutas, vegetais e grãos.

Com esse artigo você entenderá sobre inovações no segmento de produtos alimentícios veganos e porque vale a pena entrar neste mercado. Contudo, para veganos é ainda mais complicado adquirir o nutriente, já que ele não existe em grande quantidade nas plantas. Por isso, o nutricionista recomenda que todos os veganos e vegetarianos suplementem a B12.

Outro fator importante que grandes empresários têm levado em consideração a relação dos produtos alimentícios terem um apelo “natural” e “saudável”, juntamente com o “vegano”, e assim, conseguem atingir mais de um público-alvo com um só produto. De acordo com o nutricionista, as crianças também podem ser veganas, sem problema algum. Ele explica que o prato da criança a partir de um ano de idade já é bem parecido com o dos adultos. As recomendações também são semelhantes, é preciso se informar sobre a dieta e acompanhar o desenvolvimento do pequeno. Renata, que atualmente conta com mais de 26 mil seguidores em sua página no Instagram (@umbigosemfundo), diz que, cada vez mais, percebe o interesse crescente das pessoas pelo assunto, e destaca a importância das redes sociais nesse processo. “Hoje temos criadores de conteúdo que desmistificam o veganismo e mostram como é simples, fácil e libertador, além de muito possível retirar a crueldade animal das nossas vidas”, comemora.

Veganismo No Brasil: Saiba Tudo Desse Público Que Está Crescendo

Já sabemos que a alimentação vegana é segura para todas as fases da vida, portanto, quem deseja deixar a carne de lado deve procurar profissionais que entendam do assunto”, ressalta a Dra. Embora pareça que o vegetarianismo é um dos estilos da moda, na prática sabemos que ele existe desde a Grécia Antiga, ainda que por motivos distintos. O que mudou daquela época para hoje é que os avanços da ciência nos permitiram descobrir os benefícios de uma dieta que exclui produtos de origem animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>