E conforme a necessidade você poderá precisar ou desejar realizar atividades diferentes da que já havia escolhido. É totalmente inadmissível entrar na faculdade de arquitetura com essas dúvidas. Pois entrar em uma faculdade acreditando ser algo que não é pode ser um grande problema.
O foco principal está no desenho técnico, que precisa ser legível em primeiro lugar. Uma boa rede de contatos e uma relação respeitosa e agradável com os profissionais da área são meio caminho andado para ingressar no mercado de trabalho e ter uma carreira promissora. Fique sempre atento aos eventos de arquitetura, design e construção civil da sua cidade, do Brasil e do mundo.
As suas concepções precisam estar bem representadas por meio dos traços a fim de que tudo seja construído de forma correta. Certamente você já sabe que o arquiteto deve conseguir, primeiramente, observar um espaço e criar um desenho a partir dele. Essa não é uma tarefa fácil, mas pode ser desenvolvida por meio da capacidade de abstração.
Quais são as áreas da arquitetura?
Primeiramente, o curso de Arquitetura e Urbanismo é bastante amplo e mescla disciplinas da área de humanas e da área de exatas. Você deve saber que hoje em dia existem muitos softwares para representação arquitetônica e praticamente tudo é computadorizado, então, relaxa! Saber combinar elementos e materiais de maneira esteticamente interessante também é fundamental. Do mesmo modo, ter uma postura crítica e consciente para atuar em busca de melhor qualidade de vida e bem-estar para os cidadãos. A primeira coisa que você precisa entender é que desenho técnico e artístico são coisas bem diferentes. Um artista cria sua obra pensando nas cores e formas como uma maneira de se expressar ou de capturar uma imagem.
O profissional de arquitetura deve estar preparado para lidar com todas essas questões, que são aprendidas durante os anos de graduação. Contudo, essa competência será ainda mais aprimorada com o exercício diário da profissão. Uma das principais características que o arquiteto deve ter é saber desenhar de forma clara.
comentários em “Arquitetura é Para Você? Conheça mais esta profissão!”
Inegavelmente, é importante também estar atento às novidades tecnológicas que envolvem softwares, equipamentos e materiais. O campo de trabalho do profissional formado nessa área é super amplo. De forma bastante resumida, o arquiteto pode ser considerado o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos.
É verdade que para se tornar um arquiteto você vai precisar desenhar ao longo do curso de graduação. Entretanto, se você não tem muita habilidade com desenho, porém, tem bastante disposição para aprender, pode se tranquilizar. Durante planta de casas com 3 quartos a graduação em Arquitetura serão ofertadas para você disciplinas de expressão gráfica, oportunidade em que serão abordadas técnicas muito úteis nesse processo de aprendizagem que irão ajudar você a se sentir mais seguro na prática.
Por que ser um Arquiteto?
Se você pensa que o trabalho de um arquiteto é feito em um ambiente privado, sem interação com os colegas, saiba que isso está longe de ser a realidade. Geralmente esse profissional trabalha em escritórios de arquitetura, o que significa que ele, diariamente, age juntamente a uma equipe. Opiniões divergentes podem surgir, mas se você acredita fielmente na sua criação, estar preparado para defendê-la é fundamental. Ao longo da construção de uma carreira em arquitetura, essa é uma habilidade que separa o profissional de destaque e o que vai se tornar apenas mais um no mercado de trabalho.
Nesse último caso, costuma-se terceirizar o serviço e há profissionais (arquitetos ou não) que trabalham exclusivamente com isso. É um trabalho muito minucioso e há lojas especializadas que vendem os materiais, como chapas de madeira, acetato, estiletes, colas, miniaturas de vegetação, pessoas e automóveis, etc. Como hoje temos o recurso da maquete eletrônica, a maquete física tem sido menos usada. Sou arquiteta e urbanista formada pela UFMG e vou tentar esclarecer as suas dúvidas.