Reuso criativo do aço na construção civil

Tudo sobre o concurso mais difícil do Brasil
fevereiro 6, 2024
Atendimento B2B:o que é e como torná-lo mais eficiente
Atendimento B2B:o que é e como torná-lo mais eficiente
fevereiro 27, 2024

Reuso criativo do aço na construção civil

Ângela alerta que o quadro inicial pode parecer uma gripe e, por isso, é importante que, se houver sintomas, a pessoa já utilize máscara facial – para evitar a transmissão para outras pessoas – e procure um atendimento médico para confirmar ou descartar o diagnóstico da doença. Em termos gerais, a “impressão 3D” é como ficou mais conhecida a planta de casas 10×20 “manufatura aditiva”, que ao pé da letra podemos explicar como um sistema com técnica de produção artesanal e divisão do trabalho. “Ou seja, a manufatura aditiva ou impressão 3D é a fabricação de uma peça por adição de material”, explica o professor Otávio Gobbo, da graduação em Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó do IFSC.

Há alunos realizando estágios em escolas públicas, onde são atendidas crianças com restrições alimentares diversas. A professora Sandra complementa ainda que não é preciso retirar o leite e derivados da dieta do adulto pela quantidade de nutrientes e benefícios à saúde que apresentam, como o fornecimento de cálcio. Somente pessoas com alergias ou intolerância precisam substituí-lo e mesmo assim, há no mercado alternativas para que continuem consumindo o leite. Evitar alimentos potencialmente alergênicos no primeiro ano de vida não tem efeito protetor e, em vez disso, pode aumentar significativamente as chances de sensibilização para os alimentos correspondentes, alerta a professora Elinete. No caso do leite, completa a professora Sandra, há também a alternativa de consumir leite sem lactose em caso de intolerância ou leite A2, para pessoas com dificuldade de digestão da caseína.

Essa orientação vem do Guia Alimentar para a População Brasileira, que privilegia a variedade de alimentos in natura ou minimamente processados. Com essa nova rotulagem, fica mais fácil ao consumidor ter acesso à informação, mas a decisão quem toma é ele. “Não é somente a alimentação, outras questões influenciam, mas vão diminuir muito a incidência de doenças crônicas”, alerta Sandra. O objetivo das normas é melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais conscientes. As novas normas também reúnem recomendações já existentes em leis anteriores. Em residências, o hidrogênio pode ser utilizado para aquecimento e geração de eletricidade.

Benefícios da reciclagem

Essa expertise pode ser transferida para a produção de hidrogênio verde a partir de fontes renováveis”, destaca. “A avaliação da performance do hidrogênio como vetor energético ainda não é pacífica. Por um lado, a produção de hidrogênio por fontes renováveis ainda é um processo caro e a tecnologia para sua utilização em larga escala ainda está em desenvolvimento em comparação com a produção a partir de combustíveis fósseis”, ressalta o professor. No entanto, ele lembra que os recursos energéticos provenientes de fontes eólica e solar têm se mostrado cada vez mais competitivos em termos de custo e eficiência. Se os alimentos ultraprocessados fazem mal para a saúde humana, a forma como são produzidos e comercializados os tornam ruins também para o planeta.

O Uso Criativo de Materiais Reciclados na Construção Civil

Brasileira cria tijolo sustentável feito de resíduos de construção

Opinião parecida tem o professor Everthon Sica, para quem o hidrogênio verde não pode ser apenas mais uma “commodity” (produto básico não industrializado que funciona como matéria-prima para outros) brasileira, mas como um meio de agregar valor aos setores econômicos produtivos brasileiros. Ou seja, deve-se prospectar a exportação de commodities ou de bens e serviços com valor agregado pelo H2V como meio de produção”, afirma. Já o hidrogênio “verde” (H2V) é formado a partir da separação dos dois átomos de hidrogênio que estavam unidos a um de oxigênio para formar a molécula da água (H2O, lembram?).

Reciclagem em números

Isso é particularmente perturbador se considerarmos que se toda a história da Terra fosse condensada em 24 horas, os humanos só apareceriam nos últimos 20 segundos. Seja na extração massiva de recursos naturais, liberação de carbono dos veículos e indústrias, é sabido que boa parte da culpa é da construção civil, sobretudo na produção de resíduos sólidos, por conta de desperdícios e demolições. No Brasil, por exemplo, os Resíduos da Construção Civil podem representar entre 50% e 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos [1]. Muitos acabarão descartados irregularmente ou utilizados como aterros soterrados por tempo indeterminado.

Outro avanço são as “lupas”, que trazem um conhecimento de que o consumo excessivo de sal e açúcar pode causar danos à saúde. Por exemplo, um biscoito integral, zero glúten ou sem lactose pode também ser rico em sódio ou gordura saturada ao mesmo tempo. O professor Luciano Malfatti considera que as quantidades de açúcar e sódio são adequadas, porém, vê problemas na indicação de gordura saturada. Segundo Luciano, até 2002, os rótulos traziam a informação “rico em colesterol”, porém, essa informação foi tirada, pois constatou-se que a gordura saturada, por si só, não é responsável pelo aumento do colesterol. Quando você vai a um supermercado, você presta atenção na rotulagem dos alimentos? Escolhe os produtos pela embalagem, pela marca, pelo sabor ou leva em conta também o valor nutricional?

Sabe-se que a crescente industrialização de alimentos é um dos fatores que contribuem para esse cenário. Por isso, fornecer informações mais claras e precisas nos rótulos pode auxiliar a conter essas estatísticas, principalmente no que se refere ao consumo de açúcares, sódio e gorduras. O processo de purificação da água a ser usada na eletrólise ainda é caro, de acordo com a professora Cláudia Lira, e para realizar a eletrólise é necessário um dispositivo chamado eletrolisador, feito de metais que precisam ser minerados. A produção planta de casas para terreno 10×20 do hidrogênio verde em larga escala ainda precisa superar alguns desafios econômicos e, hoje, nem tudo em sua cadeia produtiva pode ser considerado “verde”. Para veículos movidos a hidrogênio, é necessário instalar células de combustível, que convertem o hidrogênio em eletricidade para alimentar os motores elétricos, o que requer modificações nos sistemas de propulsão dos veículos. Além disso, o hidrogênio é armazenado em tanques pressurizados ou criogênicos (que fazem armazenamento em baixas temperaturas) nos veículos.

A reciclagem é fundamental para diminuir a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários. A maioria desses locais já se encontra super lotado e com seu tempo de vida esgotado. Muitos especialistas indicam a prática da reciclagem como a solução mais viável para aliviar esses locais. Além disso, a reciclagem evita a poluição de ecossistemas e amplia o reaproveitamento de itens que já foram inseridos no mercado, minimizando os impactos ambientais de uma nova produção.

Os comentários estão encerrados.

//]]>